ENSINO RELIGIOSO E VALORES DEMOCRÁTICOS

O que é?

O projeto Corações & Mentes produz textos para uso escolar com o objetivo de fortalecer os valores e o exercício da democracia.

O volume 2 de Corações & Mentes é dedicado ao tema do ensino religioso. O livro possui duas partes:

Reflexões para repensar o ensino religioso e inspirar sua revisão de modo a torná-lo parte integral de uma educação para a cidadania.

Proposta de diretrizes curriculares para complementar o esforço dos professores de ensino religioso, respeitando os limites atuais da BNCC.

Por que é importante?

O ensino religioso consta na Constituição Federal como sendo de oferta obrigatória e matrícula facultativa. Este componente curricular pode ser um vetor de formação de uma cultura cidadã, na medida em que se oriente pelos objetivos de promover o conhecimento dos valores que fundamentam a convivência democrática e das diferentes crenças, quebrando preconceitos e promovendo o respeito às várias formas de religiosidade e crença.

Para quem é?

Este material é voltado para educadores e formuladores de políticas públicas. Contém orientações gerais sobre a matéria, sugestões de habilidades e como trabalhá-las em sala de aula e links para materiais relacionados.
Baixe gratuitamente!

QUEM SOMOS

Plataforma Democrática é uma iniciativa da Fundação Fernando Henrique Cardoso e do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais dedicada ao fortalecimento das instituições e da cultura democrática na América Latina. Desenvolve pesquisas, publicações, eventos e projetos aplicados que promovem o aprendizado democrático da cidadania, fomentando uma cultura cívica que valoriza a argumentação e a pluralidade de pontos de vista.

Dúvidas, ideias, sugestões?
Entre em contato!

Envie a mensagem

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com o nosso Termo de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.

Termos de Uso e Politica de Privacidade